terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Eles não usam black-tie


Eles não usam black-tie, que sempre obteve excepcional êxito onde quer que seja encenada, tendo ganhado vá;rios prêmios em sua versão cinematográ;fica, marcou o início do que pode ser chamado “o teatro novo brasileiro”.
A peça parte, sem dúvida, de uma visão de mundo romântica. Pressupõe uma série de valores bá;sicos, imutá;veis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.
Por outro lado, a peça apresenta muitos aspectos da realidade brasileira, fornecendo considerá;vel material para reflexões. Os personagens, nascidos de contato direto com o ambiente, estão exemplarmente delineados. Principalmente Romana e Tião.
A introdução de uma temá;tica urbana, o conflito de classes, a atuação política de Otá;vio, o problema fundamental de Tião, são aspectos positivos que contribuem para o desenvolvimento da nova dramaturgia brasileira.
Eles não usam black-tie foi montada pela primeira vez em 1958, no Teatro de Arena de São Paulo. Esteve, em seguida, um ano em cartaz no Rio de Janeiro e já; apresentada em diversas capitais e cidades do Brasil, tendo obtido êxito também na Argentina, no Uruguai, no Chile e na Alemanha.
Embora sua temá;tica seja profundamente brasileira, Eles não usam black-tie possui uma universalidade de tal forma abrangente que o filme baseado na peça tem sido literalmente aplaudido onde quer que seja exibido. Sua narrativa, muito no estilo do folhetim, consegue se comunicar com qualquer tipo de platéia, transmitindo esse compromisso entre a clareza e a profundidade, entre a razão e o sentimento, essa tensão que se realiza numa síntese artística.
A experiência vivida por gente que sofre os conflitos, as contradições, a recuperação de um espaço de participação política, o aumento do desemprego, o achatamento dos salá;rios, o autoritarismo dentro das fá;bricas, a revolta dos jovens – enfim, todos esses problemas que estão aí, à nossa volta, são analisados na peça. Da mesma forma são discutidos os conflitos familiares, as contradições cotidianas, o problema da mulher através da reação intuitiva de Maria ou do comportamento de Romana.
A chave para o grande sucesso de Eles não usam black-tie está; na emoção que provoca no espectador e no leitor.

Autor(a):Gianfrancesco Gurnieri
Gênero:Artes
Páginas:108
Editora: Civilização Brasileira
ISBN: 978-85-2000182-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá mande seus comentários perguntas e sugestões

(Comentários indesejados,spams e xingamento contra o blog serão excluidos não respondidos e o blogueiro será denunciado.)