sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A hora da estrela


Nossa personagem não sabe quem é, o que a torna incapaz de impor-se frente a qualquer um. Começa a namorar Olímpico de Jesus, nordestino ambicioso, que não vê nela chances de ascensão social de qualquer tipo. Assim sendo, abandona-a para ficar com Glória, colega de trabalho de Macabéa; afinal, o pai dela era açougueiro, o que lhe sugeria a possibilidade de melhora financeira. Triste, nossa personagem busca consolo na cartomante, que prevê que ela seria, finalmente, feliz... a felicidade viria do "estrangeiro". De certa forma, é o que acontece: ao sair da casa da cartomante, Macabéa é atropelada por Hans, que dirigia um luxuoso Mercedes-Benz. Esta é a sua "hora da estrela", momento de libertação para alguém que, afinal, "vivia numa cidade toda feita contra ela". "Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta, continuarei a escrever. (...) Pensar é um ato. Sentir é um fato." Existe a necessidade constante de descobrir-se o princípio, mas o homem, limitado que é, não conhece a resposta a todas as perguntas. A personagem narradora não é diferente dos outros homens, porém, mesmo sem saber tais respostas, de uma coisa ela tem certeza e, por isso, ela afirma: "Tudo no mundo começou com um sim." É preciso dizer sim para que algo comece, por isso, ela diz "sim" a Macabéa. Alguém que forçou seud nascimento, sua saída de dentro do narrador, tornando-se a nordestina, personagem protagonista de seu romance.

Auto(a): Clarisse Lispector

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Helena

    O conselheiro Vale morre, e seu testamento revela algo inesperado: a existência de um filha de proximadamente 17 anos, interna em umcolégio de Botafogo. Apesar da resistência encontrada, Helena conquista, aos poucos, a simpatia da nova família . Os sentimentos de afeição entre ela e seu meio-irmão, estácio, começaram a ficar mais fortes, o que faz balançar a convicção do rapaz de se casar com Eugênia, filha de Dr. camargo, amigo de seu pai. Mas fatos importantes da vida de Helena são revelados, o que pode colocar em dúvida a real paternidade do Conselheiro.

Autor(a):Machado de assis
Gênero: Romance
Editora: Editora Nacional
ISBN:85-04-00662-X

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A maldição do espelho

À medida que o tempo foi passando Miss Marple foi ficando mais velhinha e a sua pequena St. Mary Mead foi crescendo e hoje tem muitos habitantes novos. A famosa actriz de cinema Marina Gregg que recentemente comprou e reformou Gassington Hall, a mansão onde há anos foi encontrado um corpo na biblioteca, é uma das novas moradoras.
Pouco depois de aí viver, ela decide organizar uma festa de beneficiência na sua mansão, porém, durante a recepção uma das convidadas é envenenada. Logo surgem algumas dúvidas. Seria mesmo ela o alvo do assassino ou teria alguém a intenção de matar Marina Gregg?
Utilizando o seu conhecimento sobre a natureza humana e contando com o auxílio da sua amiga Dolly Bantry, a dona da mansão na altura em que fora encontrado o corpo na biblioteca e que estava presente na festa, Miss Marple vai ajudar o inspector Craddock a desvendar o mistério.

Autor(a):Agatha Christie
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas:247
ISBN:85-332-0869-3

Eles não usam black-tie


Eles não usam black-tie, que sempre obteve excepcional êxito onde quer que seja encenada, tendo ganhado vá;rios prêmios em sua versão cinematográ;fica, marcou o início do que pode ser chamado “o teatro novo brasileiro”.
A peça parte, sem dúvida, de uma visão de mundo romântica. Pressupõe uma série de valores bá;sicos, imutá;veis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.
Por outro lado, a peça apresenta muitos aspectos da realidade brasileira, fornecendo considerá;vel material para reflexões. Os personagens, nascidos de contato direto com o ambiente, estão exemplarmente delineados. Principalmente Romana e Tião.
A introdução de uma temá;tica urbana, o conflito de classes, a atuação política de Otá;vio, o problema fundamental de Tião, são aspectos positivos que contribuem para o desenvolvimento da nova dramaturgia brasileira.
Eles não usam black-tie foi montada pela primeira vez em 1958, no Teatro de Arena de São Paulo. Esteve, em seguida, um ano em cartaz no Rio de Janeiro e já; apresentada em diversas capitais e cidades do Brasil, tendo obtido êxito também na Argentina, no Uruguai, no Chile e na Alemanha.
Embora sua temá;tica seja profundamente brasileira, Eles não usam black-tie possui uma universalidade de tal forma abrangente que o filme baseado na peça tem sido literalmente aplaudido onde quer que seja exibido. Sua narrativa, muito no estilo do folhetim, consegue se comunicar com qualquer tipo de platéia, transmitindo esse compromisso entre a clareza e a profundidade, entre a razão e o sentimento, essa tensão que se realiza numa síntese artística.
A experiência vivida por gente que sofre os conflitos, as contradições, a recuperação de um espaço de participação política, o aumento do desemprego, o achatamento dos salá;rios, o autoritarismo dentro das fá;bricas, a revolta dos jovens – enfim, todos esses problemas que estão aí, à nossa volta, são analisados na peça. Da mesma forma são discutidos os conflitos familiares, as contradições cotidianas, o problema da mulher através da reação intuitiva de Maria ou do comportamento de Romana.
A chave para o grande sucesso de Eles não usam black-tie está; na emoção que provoca no espectador e no leitor.

Autor(a):Gianfrancesco Gurnieri
Gênero:Artes
Páginas:108
Editora: Civilização Brasileira
ISBN: 978-85-2000182-0